IR AO MERCADO E ENCONTRAR AS BELAS
Ontem fui a Casa dos Frescos, um mercado com excelentes produtos aqui em Luanda, vi um livro chamado: Boas Receitas de Pastelaria. De repente é super comum em Portugal, mas para mim, um Paulista, pastel é aquele de feira livre.
O nome pastelaria ficou na minha cabeça. O pastel nosso não tem o nome de pastel em Luanda. Eu percebi pelos livros expostos no supermercado chamado – Casa dos Frescos – que o conceito “pastelaria” diz respeito ao seguimento de tudo que é elaborado via “massa” tipo: coxinha, bolinho, docês, bolos etc.
A Casa dos Frescos é um bom lugar para comprar bebidas e uma série de produtos importados, especialmente da Europa e evidentemente da terrinha portuguesa. Há também produtos brasileiros como frango da sadia e outros. Comprei alguns chás (bom para a próstada e energéticos).
A Casa dos Frescos tem um bonito lugar para tomar um café, do tipo Casa do Pão de Queijo, tá ligado! Num domingão fui lá a pé do meu Hotel, cerca de 40 minutos. É bom curtir as famílias a tomar um café e de repente conversar um pouco com eles.
EXPRESSÕES – ENTONAÇÕES – FALAÇÕES - BESTEROL
YAH = SIM Todos falam yah. É uma expressão linguística popular. É do tipo “sim” “ok” ou “tá bem” ou “falou”, me parece que é um retorno ao interlocutor que a frase dita foi entendida.
PALAVRAS
Os acentos saem de lugar e mudam tudo!
Karaokê = karaóke.
Própolis = propólis
Econômico = económico
Eles respondem muito para nós nos restaurantes, lojas etc com a expressão – não percebi! – acho que não entendem bem nosso português ou temos um sotaque difícil para eles.
Sítio = lugar
Gingoba = amendoim
Gindongo = pimenta dedo de moça etc. Se pedir pimenta eles dão a do reino...
Suco = sumo
Manga = mango
Parqueamento = estacionamento
Gol = golo
Tiro de canto = pontapé de canto
Equipe = equipa
Camisolas = camisetas.
Criança = miúdo
Paneleiro = bicha em Portugal
Panina = bicha em Angola
Maboque = árvore nativa de Angola que produz o carroles na ligua quimbundo e ou o maboqueira em português. É dura e do tamanho de um pêssego até uma laranja.
Embudeiro= arvore típica que produz a mucoa.
É linda. Larga e baixa (perto da largura). As vezes lembra um bonzai. A múcoa, sua fruta, que da um ar de árvore com indos brincos. Dizem que da farinha da múcoa é produzido um remédio bom para tudo, até para a próstata...
Nenhum comentário:
Postar um comentário