sábado, 7 de fevereiro de 2009

CAMINHAR PELA BAIA DE LUANDA




Edifício da BNA (Banco Nacional de Angola) em frente ao calçadão da nossa caminhada diária.

Eu caminhei na orla (Baia de Luanda) quase diariamente. A caminhada é feita parte num calçadão e parte numa trilha. Há sempre outras pessoas correndo ou caminhando. O trajeto é um pouco escuro e dependendo da maré o cheiro também não nos estimulava! De uma ponta a outra eu levava, caminhando normal, cerca de 40 minutos. Calculo que tenha 2 a 3 kms.

Há um grande projeto exposto em painel do governo que anuncia uma grande reurbanização de toda a baia e contorno. Eu torço para que ocorra porque a vista que temos da baia, das garças, dos conteiners chegando ao porto, dos prédios suntuosos sendo erguidos nos indicam um futuro melhor. Que bom!

O QUE VI NAS MINHAS CAMINHADAS?

Garotos pescando. Senhores pescando. Chineses pescando bem ali na baia, no centro de Luanda. Na caminhada passava pelo Posto de Gasolina da Sonangol, (empresa estatal de Angola), que fica em frente ao "Espaço Bahia". Lá, na lojinha take away (*), eu comprava chocolate europeu.
(*) loja de conveniência em Angola é chamada de Take Away.

Os Postos de Gasolina são uma atração a parte. Há sempre fila (bicha em Angola/Portugal) para abastecer. Não há postos nem refinarias suficientes. Os vendedores aproveitam a fila enorme, o tempo parado dos automóveis para vender suas mercadorias chinesas, jornal, frutas, CD etc.
Nós aproveitávamos para comprar ou se chatear com o assédio!

Nenhum comentário:

Postar um comentário