domingo, 1 de fevereiro de 2009

CASA DOS FRESCOS - MERCADO EM LUANDA

IR AO MERCADO E ENCONTRAR AS BELAS

Ontem fui a Casa dos Frescos, um mercado com excelentes produtos aqui em Luanda, vi um livro chamado: Boas Receitas de Pastelaria. De repente é super comum em Portugal, mas para mim, um Paulista, pastel é aquele de feira livre.

O nome pastelaria ficou na minha cabeça. O pastel nosso não tem o nome de pastel em Luanda. Eu percebi pelos livros expostos no supermercado chamado – Casa dos Frescos – que o conceito “pastelaria” diz respeito ao seguimento de tudo que é elaborado via “massa” tipo: coxinha, bolinho, docês, bolos etc.

A Casa dos Frescos é um bom lugar para comprar bebidas e uma série de produtos importados, especialmente da Europa e evidentemente da terrinha portuguesa. Há também produtos brasileiros como frango da sadia e outros. Comprei alguns chás (bom para a próstada e energéticos).

A Casa dos Frescos tem um bonito lugar para tomar um café, do tipo Casa do Pão de Queijo, tá ligado! Num domingão fui lá a pé do meu Hotel, cerca de 40 minutos. É bom curtir as famílias a tomar um café e de repente conversar um pouco com eles.

EXPRESSÕES – ENTONAÇÕES – FALAÇÕES - BESTEROL

YAH = SIM Todos falam yah. É uma expressão linguística popular. É do tipo “sim” “ok” ou “tá bem” ou “falou”, me parece que é um retorno ao interlocutor que a frase dita foi entendida.

PALAVRAS

Os acentos saem de lugar e mudam tudo!

Karaokê = karaóke.

Própolis = propólis

Econômico = económico

Eles respondem muito para nós nos restaurantes, lojas etc com a expressão – não percebi! – acho que não entendem bem nosso português ou temos um sotaque difícil para eles.

Sítio = lugar

Gingoba = amendoim

Gindongo = pimenta dedo de moça etc. Se pedir pimenta eles dão a do reino...

Suco = sumo

Manga = mango

Parqueamento = estacionamento

Gol = golo

Tiro de canto = pontapé de canto

Equipe = equipa

Camisolas = camisetas.

Criança = miúdo

Paneleiro = bicha em Portugal

Panina = bicha em Angola

Maboque = árvore nativa de Angola que produz o carroles na ligua quimbundo e ou o maboqueira em português. É dura e do tamanho de um pêssego até uma laranja.

Embudeiro= arvore típica que produz a mucoa.

É linda. Larga e baixa (perto da largura). As vezes lembra um bonzai. A múcoa, sua fruta, que da um ar de árvore com indos brincos. Dizem que da farinha da múcoa é produzido um remédio bom para tudo, até para a próstata...




Nenhum comentário:

Postar um comentário