domingo, 1 de fevereiro de 2009

CANDONGA E MUSSEKE


Musseques = favelas

Há muitas e põe muitas nisso. O aluguer é carro e a população “toda” mora em musseques. Um apartamento de 02 quartos custa 10 vezes mais do que no Brasil.

Veja um dos lados da Baia de Luanda. A foto foi tirada do alto do forte que é o Museo das Forças Armadas.

CANDONGA

O transporte público é precaríssimo. Há pouquíssimos ônibus e todos de particulares ou seja sem nenhum planejamento público. De um Bairro que fique a 20 km do centro é gasto 1,5 h para chegar. O povão usa lotação (Candonga) todas pintadas de azul. Andar de Candonga com mais 15 pessoas a bordo é uma aventura radical. Eu andei em várias e posso dizer que o coração fica colado à boca!

Os motoristas jogam o carro encima de tudo e todos. É um salva quem puder.

A Candonga custa 50 Kwanzas mais ou menos R$ 1,00. Pode ser numa HIACE-TOYOTA. Oficial e ou particular. Já fazem parte da paisagem.

ELEFANTES

Animais que destroem a plantação de mandioca, tomam muita água, cerca de 90 litros dia e consomem mais de 100 kilos de alimento diariamente. Vivem até 70 anos e procriam até os 50 anos. Há um monte de colar e pulseiras de “marfim” ou de osso nas famosas feirinhas. Eu lí uma reportágem no jornal que contava a destruição que os elefantes fizeram numa Vila?!

Não vi elefantes porque só fiquei em Luanda.

ARTESANATO

Pau Preto = madeira típica que os artesões produzem belas peças. Nas feirinhas há um monte desses artesanatos. Todos muito padronizados. Você escolhe a peça e pichincha até o vendedor lhe fazer pela metade do preço. Depois leva a peça na Secretaria da Cultura para que coloquem o “selo” no valor de 50 kwanzas.

Como lembrou meu filho Victor a camisola do Angolano está estampada a frase da música do Beatles: It is a hard cool day...Vendedor numa feirinha da Baia de Luanda. Em frente ao Clube Naval e ao lado do Django Veleiro. Locais que íamos muito!!




Do pensador dissem que faz parte de uma cesta de “adivinhas”. Os Sobas da tribu evocam o “Kuku” nas previsões que fazem.


FEIRINHAS

OBS: A feirinha do bairro de Benfica tem boas variedades do artesanato Angolano, mas os vendedores não dão trégua para nós. Insistem e colam na gente. também é necessário levar repelente de inseto.Fui lá duas vezes. Chama a atenção as peles expostas (onça/tigre), que não deixaram fotografar.




Nenhum comentário:

Postar um comentário