sábado, 28 de fevereiro de 2009

KUDURO - KIZOMBA E TARRACHINHA


DJANGO VELEIRO EM LUANDA

A MÚSICA DE ANGOLA?


É curioso, eu adoro dançar, embora não seja um "exímio dançarino", um Fred Astaire, um "Jacaré" do Grupo Tchan, lembram-se dele? A dança de salão em Angola é a Kizomba, o semba e o Kuduro. Tudo com muito "suinge ou swing", muita sensualidade, muito molho...

KIZOMBA - TARRACHINHA

Na dança Kizomba há um movimento mágico que o pessoal chama de dança da tarrachinha. Pois é, o homem se entrelaça (atarracha) com sua dama e cola bem ao som de uma boa Kizomba. Ai o casal ginga sem sair do lugar numa espécie de lambada/bolero.
Fui várias vezes ao Chá de Caxinde, que é um centro cultural em Luanda, imperdível! Todas as segundas feiras há um "baile" com música ao vivo ao som da Banda Maravilha. O Chá de Caxinde, imaginem vocês, tem uma academia de danças e nesses bailes, que é sempre as segundas feiras, as dançarinas e seus pares vinham exibir-se. (Que inveja!).

Quando forem a Luanda não percam por nada deste mundo o "baile" de segunda feira no Chá de caxinde. Começa às 10h e acaba às 04 da manhã. Nós não aproveitamos tudinho porque tínhamos de voltar até às 2h para trabalhar no dia seguinte.

Eu comprei disco de Kizomba do Paulo Flores, Banda maravilha, Ary e muitos outros. Na internet há uma vasto material das músicas Angolanas. Vejam como eu vi no youtube os vídeos da Banda Maravilha que se apresentou na feira internacional de Barcelona em 2008.

Numa das vezes em que estava no Chá de Caxinde, a ouvir a Banda Maravilha, lá pelas 0 2 h da manha, de repente eles gritaram: "pessoal música brasileira"...

E atacaram sabe quem?

Lindomar Castinho. "Eu vou rifar meu coração, vou fazer leilão, vou vender a quem der mais. Eu vou rifar meu coração, vou fazer leilão por amor, carinho e paz, tam, tam, tam tam..."

A galera vibrou! E lindo e gostoso ouvir a música brasileira (brega!?) longe de casa e se sentir em casa!

E vocês me perguntariam. Dançou?

Eu resposto: sim! Mas pouco para o meu gosto. Nos bailes haviam sempre mais homens do que mulheres e tirar uma mulher numa mesa cercada de homens e todos bem fortes não era uma tarefa muito salutar...

O estranho é que nesses bailes sempre rolava um monte de comidas e bebidas nas mesas. Nós iamos muito ao Django Veleiro e a comida servida era a de "quilão" com muitas iguarias, que iam: carne com molho, mandioca, franco de todos os tipos, arros e salada. Tinha também a comida típida Angolana chamada de Fungi.







Nenhum comentário:

Postar um comentário